Baixo grau de alfabetização

Baixo grau de alfabetização costuma gerar péssimos indicadores de saúde para a população
A Interne aproveita que hoje, 08 de setembro, se comemora o Dia Mundial da Alfabetização para lembrar a importância deste aprendizado para nosso desenvolvimento saudável e melhor qualidade de vida.

O Dia Mundial da Alfabetização, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no ano de 1967, é comemorado em 08 de setembro e tem como principal objetivo fomentar a alfabetização em vários países. A alfabetização não é apenas o processo de aprendizagem de ler e escrever, pois é também um dos elementos responsáveis pelo desenvolvimento de um país.
Como você já pode perceber, a Interne Soluções em Saúde sempre esteve ligada a promover a educação como uma das grandes ferramentas de manutenção de nossa saúde. Aproveitando a data de hoje, destacamos a importância da alfabetização para nosso desenvolvimento saudável e para nossa melhor qualidade de vida.
Um país cuja população é alfabetizada e letrada, apresenta melhores índices de desenvolvimento humano. Isso porque, ao entrarmos em contato com o conhecimento, temos aumentadas as chances de conseguirmos um emprego melhor e, por consequência, melhores salários. Alfabetizar a população pode alterar significativamente os rumos de um país e, focados nesse objetivo, vários países têm assumido o compromisso de combater o analfabetismo.
O baixo grau de alfabetização das pessoas é um problema que está associado aos piores indicadores de saúde, uso menos eficiente dos serviços de saúde e dificuldades para entender e seguir as orientações médicas.
Várias pesquisas foram realizadas e os resultados apontaram que os baixos níveis de alfabetização em saúde têm associação com os seguintes índices:

– mais internações hospitalares;
– mais atendimentos em serviços de emergência;
– menos exames de mamografia preventivos e menos vacinação para gripe;
– menos habilidade em demonstrar que as medicações estão sendo usadas de forma apropriada;
– menor capacidade para interpretar bulas de medicamentos e rótulos de alimentos ou mensagens de promoção de saúde;
– pior estado de saúde e maior mortalidade entre os idosos.

A alfabetização é uma peça-chave para a diminuição das injustiças sociais, já que a circulação de ideias e saberes está intrinsecamente relacionada com a diminuição da pobreza.


Fontes de pesquisa:  http://www.brasilescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário